Todo jovem, ao preparar-se para casar, deve saber que esse preparo terá dois resultados na sua vida "a dois":
1. Não terá problemas no casamento.
(afinal preparou-se para NÃO TER PROBLEMAS)
2. SABERÁ ENFRENTAR os problemas do casamento.
(Com todo o preparo do mundo...sempre haverá problemas)
Em outras palavras:
Preparamo-nos para ter um casamento bom: sem conflitos. Mas o importante é sabermos que conflitos e problemas sempre haverão, e devemos ser sábios para enfrentar e vencer todo e qualquer problema !
Há 3 maneiras de enfrentar-se os problemas
1ª Maneira – ERRADÍSSIMA - o homem e a mulher, tendo um determinado problema, colocam, cada um , A CULPA NO OUTRO.
2ª Maneiro – MELHOR, MAS NÃO IDEAL - Ambos se unem para , juntos, olhar, analisar o problema.
Isto é bom, mas não é o melhor, pois dificilmente os problemas do casal são tão "externos" assim.
Os problemas começam DENTRO de nós. Dificilmente DE FORA de nós.
3ª Maneira – MELHOR E MAIS SÁBIA – O homem procura olhar "COM OS OLHOS DE SUA ESPOSA", PARA DENTRO DE SI MESMO, isto é, ele pensa: como ela me vê ? Que defeitos eu tenho ? O que tenho que a irrita ? e assim por diante.
E o mesmo com a mulher: ela se olha como com os olhos do marido.
Desta forma, cada um admitindo os próprios erros, todo e qualquer problema se resolve.
Quais as reações do verdadeiro cristão ?
Os versículos abaixo referem-se a relacionamento humano em geral. Mas vamos utiliza-los quanto AO CASAL PROPRIAMENTE DITO.
Romanos 12: 17 à 21 - Aqui "inimigo" seria a esposa, ou o marido...
( e realmente, infelizmente, é muito comum a esposa ou o marido serem um dos piores inimigos de uma pessoa)
Vs 17 - A VINGANÇA é proibida por Deus. Proibidissima.
VS 18 - "quanto" depender de mim. Em outras palavras: DEVO FAZER TUDO –
TUDO E SEMPRE TUDO – para ter paz com a minha esposa ( ou meu marido). Nem que ela (ele) não faça nada, mesmo assim FAREI TODA A MINHA PARTE.
Vs 19 - A única vingança correta é a que procede de Deus. Se alguém pratica o mal, Deus condenará. A pessoa pagará, mas pela justiça divina, e não pela justiça humana.
Vs 20 - Fazer o bem a quem não merece não surte o mesmo efeito que "colocar brasas na cabeças da pessoa", isto é, o ofensor ficará COM A CABEÇA QUENTE!
Por exemplo, a esposa maltrata o marido. O marido a ama e lhe faz bem. Aí a cabeça dela ESQUENTA: "como é que eu o maltrato, e ele só me acarinha ?". Aí ela acaba mudando de atitude. É assim com qualquer casal.
Mateus 5: 38 à 42 – Também é um mandamento contra a vingança
Nunca um casal resolverá problemas com vingança, com rancores, com cara feia, com gelo, com birra, etc.
Basta seguir o princípio bíblico que as "brasas" vão "esquentar" (para o bem) a cabeça da esposa ou do marido.
Vs 39 - "volta-lhe a outra". É saber devolver uma ofensa com amor. É não se vingar, mas expor-se à ofensa, Aí o ofensor perde a graça.
Vs 40 à 42 - Fazer o que o outro precisa. Mesmo quando a gene acha que ele (ela) não mereça mais nada; fazendo bem, fazendo coisas A FAVOR até de quem está errado. Isto produzirá a reconciliação, a resolução do problema.
Deveres Marido & Mulher
O que precisa o marido fazer à esposa, para ser um bom marido ?
O que ela deve fazer ao marido, para ser uma boa esposa ?
Se fôssemos alistar um a um os diversos deveres de um para com o outro, provavelmente esta lista seria bem longa. Há. Porém, na Bíblia, DEVERES BÁSICOS.
Resumindo de acordo com a orientação bíblica, são somente DOIS os deveres do homem para com sua mulher e DOIS os deveres DELA para com ELE.
Os texto básicos são: Ef 5: 22 À 33 e I Pe 3: 1 à 7
Efésios 5: 22 à 24 – I Pedro 3: 1 à 6 - ESPOSA
O primeiro dever da mulher, de acordo com estes versículos, é a SUBMISSÃO:
O segundo dever da mulher, de acordo com EFÉSIOS 5:33 é o RESPEITO
A mulher deve obedecer o marido e respeita-lo.
Efésios 5:25 – Efésios 5: 28 à 30 – I Pedro 3:7- MARIDO
O primeiro dever do marido : O AMOR
O segundo dever do marido: O CUIDADO
O homem deve amar a sua esposa e cuidar dela.
Complemento
Uma das melhores definições de casamento é esta palavra "complemento". Ele e ela se completam. Cada um sozinho não é mais um todo em si mesmo. Ele precisa dela e ela precisa dele para se completarem.
A diferença dos deveres mútuos dá vida e realidade ao "complemento".
Enquanto a mulher anela um homem em quem possa confiar, em quem possa descansar, amparada nele, o marido anseia por uma mulher a quem possa se dedicar inteiramente e ampara-la.
Natureza humana
Deus nos criou assim. Acima de valores sociais, psicológicos, há o plano de Deus para sua criação. O complemento homem – mulher (imagem de Deus) se expressa sendo que cada parte deve agir e reagir seguindo seus dois deveres básico. Jamais a orientação divina dá nisto a idéia de supremacia masculina ou humilhação feminina. Os valores sociais é que têm torcido a verdade bíblica, dando-lhe interpretações completamente erradas.
O dever do marido "AMAR" é seríssimo. "Como Cristo amou a igreja". Amou ao ponto do sacrifício. Este deve ser o amor dele por ela: tudo gira em torno de agradá-la, de fazer tudo a favor da esposa, e sem medir esforços.
Quando o versículo 23 (Ef 5:23) menciona o cabeça, isto é uma riqueza a ser compreendida após o dever do amor. Não há nunca na Bíblia o mandamento ao homem: "dê ordens à sua mulher", nem "SEJA O CABEÇA". O que é orientado ao marido refere-se sempre ao seu primeiro dever: AMAR A ESPOSA.
"Ser Cabeça" é algo semelhante à função do cérebro para com corpo humano.
O cérebro zela admiravelmente por tudo, movimentos, respiração, circulação do sangue, etc. E quando há um problema ( suponhamos um corte, um acidente) o cérebro dá o alarme: "pára tudo". Dirige todas as suas energias para reparar o mal.
Assim o marido exerce sua função de amar e cuidar da esposa, sua posição de cabeça deve ser um descanso para a mulher, uma benção, um fator de contentamento constante para ela ! Pois a mulher sentirá sempre que Ela ocupa o 1º lugar nos pensamentos dele, que as atenções do marido voltam-se prestimosamente para ela e a envolve em cuidados e carinho.
Questões práticas
1. Em vista dos deveres, quem é mais importante: o homem ou a mulher ?
R. Jamais ele ou jamais ela. Ambos são igualmente importantes.
2. Em vista dos deveres, é mais difícil ser homem ou ser mulher ?
R. O que ocorre geralmente é que cada um defende o "seu próprio lado". O homem diz que é mais difícil ser homem. A mulher, que é mais difícil ser mulher. Mas certo é que para ambos os deveres são difíceis. Igualmente difíceis. Ou, por outro lado, quando o casal se ajusta sob a graça de Deus, ambos levando a sério os deveres que Deus lhe outorgou, para ele e para ela torna-se fácil cumprir com seus dois deveres básicos.
3. Por que não são iguais os deveres do marido e da esposa ?
R. Simplesmente porque homem e mulher são bem diferentes um do outro. Fisicamente, pele, estrutura óssea e muscular, e a parte mais óbvia, que é o aparelho sexual. Mentalmente, a parte feminina se inclina mais a intuição e emoções; a parte masculina se inclina mais ao racionalismo. Nenhum é completo – mas a fraqueza de um se completa com a tendência mais acentuada do outro.
4. Submissão significa que o marido decide e a mulher vai atrás ?
R. Isto é interpretação errônea. Um marido que ama nunca decidirá nada que seja contrário à expectativa da esposa. Ambos terão sempre diálogo e compreensão mútua, de sorte que a decisão será sempre à dois. O marido pode dar a palavra final, mas a esposa terá total participação na decisão a ser expressa. Este é o relacionamento que Deus planejou para o casal, ambos caminham juntos, mas a esposa espera que o marido expresse as decisões às quais ela tranqüilamente se submeterá.
O melhor é compartilhar.