sexta-feira, 27 de maio de 2011

CURIOSIDADE...CASAMENTO PATROCINADO

Por Marta Borrás
Da EFE
Em tempos de crise, cada vez mais casais apostam em incluir publicidade na cerimônia dos seus casamentos em troca de descontos: são as chamadas "bodas patrocinadas", uma ideia que começou nos Estados Unidos, chegou na França e começa a contagiar noivos no mundo todo.
Trata-se da fórmula tradicional de "Eu lhes declaro marido e mulher", mas neste caso "por cortesia de...". É simples: os patrocinadores - boutiques, floriculturas, buffet e outros negócios relacionados com a 'indústria do casamento' - oferecem preços especiais aos noivos, em troca de anunciar seus serviços durante o evento.
Apesar das condições dependerem do que se negocia em cada caso, as despesas de organização podem ser reduzidas pela metade, e inclusive mais mais que isso, quando se opta por um casamento com anunciantes.
A Bélgica sediará no dia 6 de agosto o primeiro casamento desse tipo, entre Elodie, de 21 anos, e Jonathan, de 27 anos, dois jovens desempregados residentes na província de Hainaut, a região mais empobrecida do país.
O casal, que se conheceu há quatro anos pela internet, descobriu por acaso as bodas patrocinadas quando buscava na rede ideias para organizar uma cerimônia bonita sem precisar se endividar. "Para nós, o casamento representa a maior prova de amor. Sonhamos que esse dia seja excepcional", explicam os protagonistas do evento, que estão há quase um ano procurando patrocínio para sua cerimônia.
O custo de sua festa nupcial, que apesar de ser relativamente modesta chegaria a custar 15 mil euros (equivalente a US$ 22,3 mil), se reduzirá à metade graças ao patrocínio das assinaturas, que ofereceram preços especiais no jantar, nos trajes dos noivos, nos serviços de flores e arranjos, na fotografia, cabeleireiro e maquiagem.
Em troca, o casal se comprometeu a deixar folhetos publicitários nas mesas dos convidados, pendurar um grande cartaz com seus logotipos na sala do buffet e colocar cartões de visita em um local próximo do jantar, onde os anunciantes poderão garantir que serão vistos.
O trabalho de promoção começou há meses, quando os noivos criaram um blog e uma página em Facebook para buscar os primeiros patrocinadores que embarcaram no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário