Por Marta Borrás
Da EFE
Em tempos de crise, cada vez mais casais apostam em incluir publicidade na cerimônia dos seus casamentos em troca de descontos: são as chamadas "bodas patrocinadas", uma ideia que começou nos Estados Unidos, chegou na França e começa a contagiar noivos no mundo todo.
Trata-se da fórmula tradicional de "Eu lhes declaro marido e mulher", mas neste caso "por cortesia de...". É simples: os patrocinadores - boutiques, floriculturas, buffet e outros negócios relacionados com a 'indústria do casamento' - oferecem preços especiais aos noivos, em troca de anunciar seus serviços durante o evento.
Apesar das condições dependerem do que se negocia em cada caso, as despesas de organização podem ser reduzidas pela metade, e inclusive mais mais que isso, quando se opta por um casamento com anunciantes.
A Bélgica sediará no dia 6 de agosto o primeiro casamento desse tipo, entre Elodie, de 21 anos, e Jonathan, de 27 anos, dois jovens desempregados residentes na província de Hainaut, a região mais empobrecida do país.
O casal, que se conheceu há quatro anos pela internet, descobriu por acaso as bodas patrocinadas quando buscava na rede ideias para organizar uma cerimônia bonita sem precisar se endividar. "Para nós, o casamento representa a maior prova de amor. Sonhamos que esse dia seja excepcional", explicam os protagonistas do evento, que estão há quase um ano procurando patrocínio para sua cerimônia.
O custo de sua festa nupcial, que apesar de ser relativamente modesta chegaria a custar 15 mil euros (equivalente a US$ 22,3 mil), se reduzirá à metade graças ao patrocínio das assinaturas, que ofereceram preços especiais no jantar, nos trajes dos noivos, nos serviços de flores e arranjos, na fotografia, cabeleireiro e maquiagem.
Em troca, o casal se comprometeu a deixar folhetos publicitários nas mesas dos convidados, pendurar um grande cartaz com seus logotipos na sala do buffet e colocar cartões de visita em um local próximo do jantar, onde os anunciantes poderão garantir que serão vistos.
O trabalho de promoção começou há meses, quando os noivos criaram um blog e uma página em Facebook para buscar os primeiros patrocinadores que embarcaram no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário